10 estratégias de marketing para escolas particulares

Com o início do ano, surge a necessidade premente de não somente manter seus alunos, mas conseguir captar novos estudantes para sua instituição. Para isto, é fundamental desenvolver estratégias de marketing efetivas para atingir seus objetivos. Saiba que muitas destas táticas não representam custo algum a sua instituição. Ao preocupar-se com os pequenos detalhes, você terá um grande e surpreendente resultado.

Antes da internet, as estratégias de marketing para escolas particulares ou qualquer negócio, dependiam de um alto investimento financeiro. Fosse um comercial na televisão ou um anúncio em revista, a grande disputa para aparecer dependia do espaço nas mídias off-line. Ou seja, ganhava quem pagava melhor e logo aparecia mais.

Hoje com o espaço livre da internet, onde praticamente todos podem ter um site, blog ou página nas redes sociais, a moeda de ouro é a atenção. E atenção relevante não se conquista apenas aparecendo, principalmente em um contexto de excesso de informações. Hoje atenção se conquista com conteúdo de qualidade, de acordo com os interesses de cada pessoa ou público.

Isso também não significa que o investimento não se faz mais necessário. Apenas que com uma boa estratégia e conteúdo de marketing online, é possível se promover gastando muito menos.

Portanto, considerando o exponencial consumo das mídias online, ter presença digital já não é mais um complemento, mas muitas vezes a essência das estratégias de marketing das empresas. Afinal, a internet costuma ser um dos primeiros pontos de contato antes de uma decisão de compra.

Além disso, quanto maior a importância da decisão, mais opções serão analisadas pelo público. No caso da escolha de uma escola, os pais com certeza serão criteriosos. Eles irão realizar buscas que os ajudem a tomar a melhor decisão possível para seus filhos. Nessas horas, a internet costuma ser forte aliada.

E no seu caso? Você já sabe se a sua presença online é forte o bastante para ser encontrada na internet? É por isso que separamos algumas dicas para que os gestores saibam por onde começar!

1. Deixe claro qual é a missão de sua instituição

Se sua escola possui uma missão e valores, é importante deixá-los expostos. Deixe cartazes com os princípios e valores de sua escola nos murais, na secretaria, nos quadros de aviso. Faça com que todos os colaboradores saibam o lema e os valores de sua, aja e faça com que seus colaboradores andem de acordo com estes princípios. Quanto mais um lema for repetido e visualizado, mais ele será internalizado.

2. Oriente-se pelas preocupações

Quais são as maiores preocupações dos pais em sua região: violência, bullying, desempenho escolar? Concentre-se primeiramente no aspecto de maior apreensão dos pais. Se sua escola for reconhecidamente qualificada por conter este problema, esta será uma forte razão para que pais matriculem seus filhos em sua instituição. Você também pode instituir algumas noites para dialogar com os pais a respeito de seus temores e tranquilizá-los. Agindo de forma transparente e decidida, isso pode ajudar a aumentar o número de estudantes em sua instituição.

3. Enalteça suas conquistas

Sua escola é conhecida por ser excelente em algo em particular? Faça com que todos saibam sobre isso. Se, por exemplo, vocês venceram uma Olimpíada de Matemática, faça um banner e exponha-o na frente da escola. Utilize a seu favor qualquer vantagem que você possua acima de seus concorrentes.

4. Deixe sua marca

Seu logo, seu slogan, seu site e telefone devem estar em todas as documentações de sua escola: comunicados, newsletters, boletins, declarações, cartões, panfletos. Quanto mais conhecidos forem seu logotipo e lema, maiores as probabilidades de captação de novos alunos.

5. Use e abuse da internet

Atualmente, a internet possui ferramentas indispensáveis para quem quer propagar sua instituição de ensino. Através de e-mails, site, blog, redes sociais, é possível propagar sua escola. Quanto ao seu site, opte pela simplicidade, ao invés de páginas que demoram-se para abrir por conta de um carregamento lento. Nele deve haver sua missão, logo, lema, fotos, endereço com mapa, telefone, blog, contato que seja respondido em menos de 24 horas e perfil de seu corpo docente.

6. Comunicação é a solução

Comunique-se com os membros de sua comunidade sempre que possível. Fale a respeito das evoluções que sua escola está tendo e sobre suas perspectivas. Envie e-mails com conteúdo relevante para os pais sobre novos artigos de seu blog, faça postagens nas redes sociais.

7. Invista na propaganda boca a boca

Não há propaganda melhor que a boca a boca, e isso se dá tanto de forma negativa quanto positiva. Portanto, procure resolver conflitos logo que surjam, e encante seus alunos e pais sempre que possível. Desta forma, quando falarem sobre sua escola, falarão apenas sobre os aspectos positivos dela.

8. A primeira impressão é a que fica

Ditado antigo, porém verdadeiro. A secretaria de sua escola, o pátio escolar, a cantina, seu escritório, as salas de aula e dos professores, o playground, o laboratório, a biblioteca, refletem o cuidado que o gestor tem com relação à instituição. Portanto, estes locais devem estar limpos, organizados e bem conservados sempre.

9. Organize tours por sua escola

Através de tours escolares, os pais podem conhecer o ambiente escolar. Deixe-os à vontade, e mostre a eles os departamentos da escola. Esta é uma ótima forma de fazer marketing de sua escola.

10. Faça campanha de marketing para rematrícula

Para manter seus alunos, faça uma excelente campanha de rematrícula. Inicie-a com bastante antecedência, através de um cartão postal da escola, de forma personalizada. Os cartões postais de sua escola devem oferecer algum brinde a quem efetuar a rematrícula – algum material promocional da escola, e ser fácil de responder. Coloque um banner de boas-vindas aos alunos e seus pais.

Bônus: Links patrocinados

Um pai procura uma Escola na internet para o seu filho. Ele vai até o Google e busca por “Escola Infantil” ou “Ensino Fundamental em caxias do sul”. O Google irá apresentar anunciantes (Links Patrocinados) e resultado orgânico (SEO). Caso o usuário clique em algum anúncio, o Google irá cobrar o clique do anunciante. E neste caso espera-se que o usuário ligue para a escola ou preencha algum formulário de contato no site.

Convencer-se deste fato, por si só, já mudará as perspectivas de quem precisa alavancar o marketing (e os respectivos resultados) da sua escola. Portanto, a melhor forma de alcançar seus potenciais clientes é utilizar os Links Patrocinados do Google Ads, e colocar o site da sua escola na primeira página do Google, o que fará com que o número de visitas e ligações aumentem significativamente. Uma campanha de publicidade online por meio dos Links Patrocinados é o meio mais fácil, rápido e rentável de alcançar bons resultados.

O marketing online, utilizando os Links Patrocinados, se destaca neste mundo cada vez mais competitivo. É o perfeito método para alcançar o público-alvo onde ele se encontra, oferecendo anúncios relevantes que destacam serviços de qualidade, promoções e preços competitivos no momento em que seus potenciais clientes buscam por tais opções.

Anunciar sua escola no Google é o marketing mais vantajoso que existe, oferecendo excelentes resultados a curto prazo. Ignorar esta oportunidade, levando-se em consideração as milhares de pesquisas que são realizadas todos os dias no mecanismo de busca, é um grande desperdício de todo este potencial consumidor.

No entanto, criar uma campanha de sucesso não é um processo fácil. Existem diversos fatores que precisam ser considerados, desde os hábitos de pesquisa do público-alvo até a gestão de mecanismos do Google Ads. É preciso configurar o texto de cada Link Patrocinado individualmente, catalogar todas as centenas ou milhares de palavras-chave que irão disparar o anúncio, realizar configurações de segmentação, definir horários, bem como acompanhar todos os resultados, aplicando testes de anúncios para otimizar as campanhas. Evidentemente, esta gestão não pode ficar nas mãos do proprietário da escola, se o objetivo é alcançar os melhores resultados.

Independentemente se sua escola é pequena, média ou grande, anunciá-la no Google oferecerá resultados satisfatórios em um curto espaço de tempo.

Da mesma forma como a sua escola quer fazer o melhor pelo seu aluno, não ignore as medidas adequadas para uma eficiente campanha de marketing na internet. Faça isso contratando profissionais qualificados e que sejam certificados pelo Google.

Para saber mais detalhes de como é o nosso trabalho, entre em contato conosco. Afinal, nesse exato momento alguém está buscando uma escola no Google.

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