4 coisas que você pode dar em troca do e-mail do cliente

Dicas para aumentar sua base de cadastros

Não é exagero afirmar que o e-mail de contato de clientes é um dos bens mais valiosos de muitas empresas. Por um preço muito acessível, o e-mail marketing é uma das ferramentas do marketing digital que mais dão retorno ao empreendedor. Segundo a McKinsey, empresa que presta serviços de consultoria, o e-mail marketing chega a converter, em média, 2,53%, ou três vezes mais que as redes sociais.

Sabendo disso, as lojas virtuais fazem de tudo para conseguir o e-mail de todos os visitantes, tenham eles comprado ou não. Mas é claro que ninguém passa o contato “de graça”. Afinal de contas, ninguém gosta de receber um bombardeio de e-mails por dia de diferentes remetentes. Isso significa que, para a loja conseguir o endereço de um visitante, ela precisa oferecer algo em troca. Aqui, vale a pena colocar a criatividade em campo para descobrir maneiras de convencer o usuário a passar o contato dele para sua loja.

Se você ainda não sabe como aumentar sua base de e-mails, experimente adotar as sugestões abaixo, que já foram testadas e funcionam muito bem em diversas lojas do mundo inteiro.

Materiais especiais para download

Normalmente, quando as pessoas se interessam por algum produto, elas começam a pesquisar bastante sobre ele, principalmente em fontes que são autoridades no assunto. Então, se uma loja vende, por exemplo, pranchas de surfe e outros acessórios para surfistas, ela pode criar um e-book especial apontando as melhores praias do Brasil e do mundo para a prática do esporte.

Quem chegou ao site dessa loja deve se interessar por esse material. Aí, para baixar o e-book completo, o interessado precisa inserir um e-mail de contato. Pronto, ao criar um material especial que chama a atenção de seu público-alvo e se vende como uma autoridade naquele mercado, a loja consegue captar muitos e-mails qualificados, isto é, de pessoas que são clientes em potencial.

Conteúdos relevantes

Não dá para criar um material especial por dia, isso demanda tempo e dinheiro. Por outro lado, atualizar um blog é muito mais rápido e barato. Seguindo com o exemplo da loja para surfistas, seria interessante publicar notícias sobre o circuito mundial de surfe. Aí, para incentivar o usuário a cadastrar o seu e-mail, a loja pode oferecer o envio de boletins a cada etapa da competição. Para o público que consome produtos ligados ao surfe, esse tipo de conteúdo é extremamente relevante, fazendo com que boa parte dele cadastre o e-mail.

Informações privilegiadas

Que tal manter uma barra fixa, no topo do site, onde os usuários possam cadastrar os e-mails deles? Uma maneira de convencê-los é avisando que quem assinar a newsletter recebe informações em primeira mão sobre o lançamento da nova coleção. Aqui, a ideia é fazer o visitante não pensar duas vezes antes de inserir o e-mail dele. Depois, é claro, você precisa cumprir com o que foi combinado e, sempre que começar a vender produtos novos, avisar esse público antes.

Códigos  promocionais

Aí está um incentivo e tanto para o consumidor: desconto! Então, dê essa opção ao usuário: se ele cadastrar o e-mail, ganha, por exemplo, 10% de desconto na próxima compra. Se o visitante gostou, mesmo, dos produtos da sua loja, com certeza vai ficar tentado a utilizar o bônus.

Enfim, essas são quatro estratégias que você pode colocar em prática facilmente para conquistar mais contatos de e-mail de pessoas que se interessam pelos produtos que você comercializa. Faça o teste e veja os resultados com os próprios olhos!

Clique abaixo para compartilhar!
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp