8 habilidades de um líder de resultados

A inabilidade na gestão de pessoas é o assassino silencioso de bons resultados. Líderes capacitados, fazem com que pessoas atinjam resultados extraordinários, incentivando sempre o crescimento da sua equipe. Todas as pessoas têm capacidade de liderar, algumas têm mais facilidade que outras no desenvolvimento, mas estar disposto a aprender é requisito primordial para escalar a essa íngreme montanha! Confira as 8 habilidades de um líder para inspirar e desenvolver pessoas:

1. Tem inteligência emocional

Pessoas que possuem inteligência emocional, têm maior probabilidade de terem sucesso no âmbito profissional e pessoal. Segundo pesquisas, essa característica é mais relevante que um alto QI no quesito ser bem-sucedido. O reconhecimento das emoções e o equilíbrio serão qualidades cada vez mais valorizadas no âmbito empresarial.

2. Pratica o autoconhecimento

Identificar sua missão de vida e visão de futuro, conhecer seus princípios e valores, é um ótimo start para descobrir suas potencialidades e fragilidades, e o que pode ser aprimorado. O líder de sucesso, conhece os seus pontos fortes e fracos, entende que pode controlar suas emoções e com isso gerencia a própria motivação e dos seus liderados.

3. Comunica com diferentes públicos

Até mesmo uma tentativa de não se comunicar é uma forma de comunicação. Percebemos e interpretamos a mesma realidade de forma diferente. O que é verdade para uma pessoa, nem sempre é verdade para outra. A maneira como traduzimos a realidade, depende de tudo aquilo que vivemos no passado, memórias, crenças, valores e etc. tudo isso nos faz generalizar experiências passadas, omitir fatos ou distorcer a realidade.

Pessoas diferentes traduzem realidades idênticas de forma muito distintas uma das outras. Compreender que as pessoas percebem a realidade de forma diferente da nossa, não significa que ela está manipulando a verdade, mas sim entendendo de forma diferente.

4. Transmite mensagens de forma clara

O tripé básico para a boa comunicação é conhecer os sistemas representacionais; entender que pessoas visuais aprendem melhor visualizando, pessoas auditivas focam mais nos sinais e nas palavras, pessoas cinestésicas são aquelas que se conectam mais aos sentimentos e às sensações.

Você já sabe em qual contexto se encaixa melhor? Entender a sua maneira de aprender e do seu receptor é fundamental para descobrir a linguagem adequada usando o rapport, que nada mais é que sintonizar a comunicação com a pessoa, através da postura, dos gestos, tom de voz e ritmo da outra pessoa, para ter certeza que a mensagem foi transmitida de forma clara e objetiva.

5. Tem habilidade para negociar

As negociações geralmente são baseadas em posições e não em princípios: as duas partes negociam tentando fazer sua vontade/posicionamento prevalecer. Na prática, é aquela pessoa que busca negociar focando sempre no melhor acordo possível para si mesmo e o pior para o outro. Temos a tendência de buscar soluções rápidas e pouco criativas. Uma negociação de sucesso, pode começar quando adotamos um comportamento imparcial, e assim encontramos soluções simples e objetivas que possam ser lucrativas para todas as pessoas envolvidas, um conceito chamado “ganha-ganha”.

6. Usa a criatividade

Ser criativo é fundamental, independente da atividade profissional. A criatividade é o que vai fazer você resolver problemas, identificar oportunidades e atingir resultados diferenciados. Se existe a meta, seu cérebro sabe que é possível. O difícil é ter a criatividade como prioridade e não perder o foco na implementação em função das demandas. Se você tiver a disciplina, a falta de criatividade não será um problema.

7. É transparente nos feedbacks

Quando solicitar feedbacks, não buscar elogios e sim focar em melhorar a desenvoltura num todo. Uma professora na faculdade sempre dizia para a turma, filmar as próprias apresentações e dessa forma, analisar da postura ao tom de voz, e assim, fazer um feedback próprio, analisando aspectos que poderiam ser melhorados. O líder de sucesso cria um ambiente que permite o feedback, estabelece uma relação de confiança recíproca entre sua equipe. O feedback é composto por credibilidade, coerência, receptividade, clareza e transparência.

8. Faz gestão de conflitos

Uma pesquisa recente comprovou que os brasileiros são os que mais misturam o lado pessoal com o lado profissional, afetando o rendimento de toda uma equipe e até mesmo da empresa inteira. Os verdadeiros líderes não evitam, reprimem ou negam o conflito, mas sim enxergam como uma oportunidade para provocar mudanças verdadeiramente significativas, como por exemplo, a identificação aperfeiçoada do problema, o aumento da motivação das pessoas que se envolvem na solução e, consequentemente, a união do grupo, o aumento do conhecimento, o aperfeiçoamento da criatividade, o incentivo para o crescimento, dentre outros.

Você só terá certeza absoluta de que se tornou um grande líder, quando cada uma das pessoas lideradas por você estiver se tornando profissionais melhores, líderes mais preparados e, principalmente, pessoas melhores por que são lideradas por você!

É uma eterna escalada, uma montanha desafiadora, mas certamente muito valiosa de ver a vista lá de cima!

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