Aprenda como vender pelo WhatsApp

Você sabe qual o aplicativo mais utilizado diariamente? Acertou quem respondeu o WhatsApp. A plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo. Só no Brasil, são mais de 130 milhões cadastrados. Saber como vender pelo WhatsApp é uma alternativa valiosa para sua empresa.

Se você ainda não utiliza o aplicativo como forma de impulsionar suas vendas, é o momento de rever sua postura. Atualmente, o WhatsApp possui mais usuários do que grandes redes como Instagram, Linkedin e Twitter.

Apesar de parecer um canal de comunicação informal e pessoal. Atualmente, cerca de 80% das empresas já estão cadastradas na plataforma. Essa ferramenta tem possibilitado um aumento nas vendas.

WhatsApp Business

WhatsApp Business é uma boa alternativa para que os contatos pessoais e profissionais não se misturem. Não que tenha algum problema, mas o controle e a forma de comunicação ficarão mais assertivas.

O aplicativo é um dos canais mais utilizados para atendimento tanto no pré, quanto no pós-venda de e-commerce. Isso se dá pela facilidade e a preferência das pessoas em se comunicar por mensagem.

Além do índice de engajamento ser alto, a taxa de abertura das mensagens no WhatsApp é de praticamente 100%. Ou seja, praticamente todas as pessoas abrem suas mensagens no aplicativo. Uma ótima oportunidade de aproximação e incentivo de venda.

Obter Contatos

Bem, mas antes de saber como vender pelo WhatsApp, você precisa conquistar algo muito valioso, os contatos! E essa busca pode ser realizada de duas maneiras distintas: oferecendo o seu número ou solicitando o contato do outro.

Oferecendo o número da empresa

É uma boa alternativa, pois não se torna invasiva. Você disponibiliza o seu número e deixa a critério do consumidor para enviar a mensagem. Uma estratégia é demonstrar o que o cliente pode receber algum benefício se adicionar o número.

A grande vantagem é que a empresa ganha mais confiança de seus contatos. E aqueles que realmente estão interessados entrarão em contato com você. Diminuindo assim, a taxa de bloqueios e insatisfação.

Solicitando o contato

Você ainda pode pedir o contato de seu cliente. Mas elabore uma forma gentil para realizar esse pedido. Deve ser levado em conta algum atrativo para o usuário.

Essa solicitação pode ser feita em pop-ups, por meio de uma Landing Page ou algum outro canal de interação.

Para as duas opções de captação de contato, vale oferecer algo em troca, como um desconto, por exemplo:

“Entre em contato pelo nosso WhatsApp enviando o código #15porcento e ganhe 15% de desconto em sua primeira compra”.

Uma estratégia em que faz o cliente salvar o seu contato e demonstra interesse em sua empresa.

Mas afinal, como vender pelo WhatsApp?

Separamos algumas técnicas primordiais para serem desenvolvidas com seus contatos. O WhatsApp não é apenas uma ferramenta de venda em si, mas uma construção de relacionamento com seu cliente.

Utilize o WhatsApp para pré e pós-venda

O aplicativo oferece diversos recursos que contribuem para o bom relacionamento com o cliente. Pela facilidade, o consumidor não precisa ficar em uma ligação ou esperando um retorno de e-mail. Muitas vezes, surge uma dúvida após a resposta, o que ocasionará todo o processo novamente.

O WhatsApp garante a praticidade. Além de possibilitar outras modalidades de contato além do texto:

Mensagem de voz: torna a comunicação dinâmica e garante a proximidade.

Envio de documentos: pode facilitar o envio de diversos documentos (orçamento, notas, fotos). Com interação imediata.

Marketing e Promoção

Sim, este pode ser um ótimo canal de promoção de seus produtos. Você pode enviar fotos, vídeos e mensagens direcionadas. Uma chance de atrair seus clientes de forma criativa e utilizando estratégias de marketing.

É preciso entender, no entanto, que apesar de ser um canal mais informal, você está em uma venda. Ou seja, preze pela qualidade e formalidade no tratamento com seus clientes.

Invista em:

  • Imagens: boas fotos tem um poder muito grande de atratividade. Aumentando as chances de as pessoas lerem a sua mensagem.
  • Vídeos: os vídeos sempre possuem um grande engajamento. Desperte a curiosidade e o interesse do seu produto.
  • Mensagens persuasivas: aproveite a chance de conquistar os seus clientes. Utilize gatilhos mentais e copywriting.

Lista de transmissão ou grupos?

A resposta é clara: lista de transmissão. Os grupos geralmente são desprezados pelos usuários, pois se sentem incomodados com mensagens que desviam do foco. Como as famosas correntes e as mensagens de “bom dia”. Você não está disposto a perder um cliente por tão pouco, certo?

Desta forma, crie as listas de transmissão. Você pode adicionar até 256 contatos em uma mesma lista. A grande vantagem é que pode criar diferentes listagens de acordo com seu funil de vendas. Ou seja, segmentar os seus contatos e realizar um plano estratégico de marketing para cada um deles.

É preciso ter apenas bom senso:

  • Não envie muitas mensagens por dia;
  • Ofereça conteúdo importante para seu cliente;
  • Envie produtos que fazem parte do perfil de compra.

Por receberem as mensagens individuais, o seu cliente se sentirá especial. Fortalecendo o relacionamento com a empresa. É importante frisar que, os contatos só receberão as suas mensagens se o seu número estiver cadastrado.

Ofereça conteúdo de qualidade

É muito importante que você envie conteúdos que tenham qualidade. Antes de qualquer ação, estude como o seu cliente se comporta e assim monte a estratégia. Use áudios, vídeos, imagens e textos para criar o engajamento.

Mas tenha cuidado! Erros gramaticais, fotos e vídeos sem qualidade ou alguma informação errada pode acabar com a sua credibilidade.

O WhatsApp é um ótimo canal para divulgar as suas demais redes sociais. Realize um resumo de um artigo do blog ou um teaser de seu novo vídeo no Youtube.

Venda!

Invista realmente como um canal de venda. Quando o cliente entrar em contato, dê o atendimento adequado. Para fechar a venda, gere o link de pagamento ou o boleto e envie pelo aplicativo.

Facilite a venda de seu cliente. Caso promova praticidade para seu atendimento, crie modelos de mensagens para agilizar o contato. Mas cuidado para não parecer robótico. É importante manter a formalidade, mas o cliente precisa ser cativado.

Saiba os cuidados de como vender pelo WhatsApp

É importante ter a consciência de que o WhatsApp requer alguns cuidados. Dentre eles a sua disponibilidade para realizar o atendimento. Ele somente pode ser uma ferramenta de apoio se você tiver suporte para o atendimento.

Geralmente, é uma boa opção para empresas que possuem um baixo volume de pedidos. Ou aquelas que podem investir em funcionários para realizar o atendimento.

Sabendo desse cuidado, vamos a alguns princípios básicos:

  • Não envie mensagens em massa;
  • Não cause overdose de informação;
  • Não ignore o feedback;
  • Não ignore as dúvidas;
  • Não crie grupos aleatórios;
  • Não ultrapasse limites com seus clientes;
  • Não envie mensagens muito informais;
  • Não é indicado adicionar contatos sem prévia autorização.

Esse é um caminho de grande sucesso para que você possa saber como vender pelo WhatsApp. Sempre tenha em mente que a construção de sua imagem depende de suas ações no aplicativo. Corresponda com aquilo que propõe e invista em estratégias de marketing para conquistar o seu cliente.

Boas vendas!

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