As melhores estratégias de marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital para pequenas empresas é um elemento fundamental para elevar a visibilidade e garantir o relacionamento com os clientes. A internet propiciou um novo ambiente de interação com o público e a possibilidade de concorrer com equidade. Ter um plano assertivo e estratégias de marketing digital garante um melhor engajamento.

Atualmente, o Brasil registra 6,5 milhões de estabelecimentos. Desse total, aproximadamente 95% das empresas são de pequeno porte. Ou seja, elas estão fortes no mercado e precisam avançar as fronteiras.

Se antes, o marketing era apenas uma realidade de grandes corporações, hoje esse cenário está sendo alterado. As pequenas e médias empresas têm se valido do marketing digital para firmar o seu relacionamento com o público. Além de se sobressair e elevar a credibilidade da marca diante dos concorrentes.

Por que investir em marketing digital para pequenas empresas?

Para as pequenas empresas, é imprescindível obter o máximo de recursos com o menor custo possível. O ideal é focar em estratégias que requerem o menor valor. Garantindo que os seus possíveis clientes te encontrem na internet em:

  • Pesquisa nos motores de busca;
  • Links patrocinados;
  • Visita nos perfis das redes sociais.

Aumentar o alcance de sua empresa

Pensando em um planejamento de marketing convencional, o alcance é mais restrito. Por exemplo, anúncios em rádios ou televisão ficam delimitados a audiência daquele canal. A internet chegou para aumentar a abrangência, além de permitir ultrapassar os limites das fronteiras.

Ao focar no marketing digital para pequenas empresas, a otimização de sua campanha é consideravelmente maior. Uma vez que, praticamente toda a população navega em seus desktops e smartphones. Postar uma campanha nas redes sociais pode atingir um público de qualquer local no mundo.

Conseguir amplitude para conquistar o público é uma vantagem essencial para as empresas de pequeno porte.

Expor sua marca

Outro grande benefício do marketing digital está em conseguir intensificar a exposição da marca de forma assertiva. Com boas estratégias é possível direcionar a sua campanha ou o seu conteúdo para o público pretendido. É uma forma mais direcionada de trabalho.

Entendendo como o público se comporta e as plataformas mais utilizadas garantirá que a informação certa chegue perfeitamente.

Produzindo um conteúdo de qualidade e com as técnicas adequadas fará com que seu público te encontre a qualquer momento.

Segmentar o seu público

Com o marketing digital ainda é possível segmentar o seu público. Desta forma, a interação será realizada de forma diferenciada a cada etapa. Os materiais desenvolvidos e os conteúdos produzidos irão ser direcionados a seu público de acordo com o funil de vendas.

As ferramentas adequadas permitirão a personalização de suas ações e efetivo relacionamento com a persona.

Mensurar os resultados

A mensuração dos resultados é extremamente relevante para adequar todo o seu plano. Os dados e as informações das ações de seus clientes garantem o crescimento da empresa. Uma vez que é possível determinar e adequar o seu plano estratégico.

E com o marketing digital a mensuração é ainda mais simples. Sendo possível detalhar quantos usuários visualizaram, clicaram e tiveram alguma ação em suas campanhas. Os índices fornecidos permitem verificar se seus conteúdos estão atraindo ou não seu público-alvo. E com isso realizar as adequações necessárias.

Quais as principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas?

Desta forma, apresentamos algumas estratégias e técnicas que permitem um ganho para a empresa com o menor custo de investimento.

Pesquise as oportunidades

As pesquisas sempre são bem vistas no marketing digital. A partir delas é possível delimitar quem é o seu cliente, suas expectativas, suas buscas e os motivos de procurar o produto. São inúmeras as ferramentas que apoiam e auxiliam a obtenção desses dados.

E por que é importante entender quem é sua persona? Simples, tendo o perfil certo, não tentará vender o seu produto para alguém que não tenha interesse. Ou seja, economizará tempo e dinheiro.

Parcerias

Estabelecer parcerias é uma atitude simples, mas que acarreta uma visibilidade imensa. O ideal é garantir o fortalecimento de sua empresa dentro do mercado potencial. Dentro de sua cidade, região ou até mesmo Estado.

Trabalhe junto com segmentos e instituições que agreguem em sua atividade ou nicho. Por exemplo, a linkagem é bem vista pelos motores de busca. Quando um site com relevância apresenta um link de seu conteúdo, você ganha muito em valor da marca.

As parcerias certas proporcionarão que a mensagem produzida pela sua marca possa atingir a maior parcela de pessoas possíveis.

Ter presença online

Diante do avanço da internet na vida das pessoas, ter presença on-line é praticamente obrigatório. Construir uma identidade virtual possibilita um estreitamento no relacionamento com o seu público-alvo. Inclusive no seu pós-compra.

A sua presença online pode estar em:

  • Site da empresa;
  • Redes sociais;
  • Blog.

Explore todas as alternativas possíveis e viáveis para a empresa. Essa ação garantirá que o Google te encontre!

Além de conseguir se apresentar para o seu público, é possível receber um feedback. Ou seja, por meio das redes sociais ou mesmo do site/blog, você pode ouvir o seu público. E saber o que ele pensa de sua marca é essencial.

Plano de marketing prático

O plano estratégico de marketing digital deve ser muito bem elaborado e pensado. Talvez seja tão relevante quanto um plano de negócios.

Para um planejamento adequado, entenda todo o funcionamento de intenção de compra de seu cliente. Além de ser essencial ter conhecimento de seus concorrentes no mercado. Com isso, avalie os dados internos e externos que interferem no desenvolvimento.

Desenvolva um cronograma de ações e o orçamento para a efetivação.

Marketing de Conteúdo

Atrair o público-alvo é a intenção do marketing de conteúdo. E para isso, deve ser criado um material de qualidade e estrategicamente pensado. Utilizando técnicas de SEOUX (user experience) que otimizem o seu conteúdo.

Todo o material deve ser elaborado visando sua persona e como se comportar para conduzir a venda. Realmente transformar o seu lead em cliente com potencial de compra. Focar no local em que se encontra no funil de vendas e encantá-lo.

O conteúdo pode ser apresentado de diversas formas, como:

  • Em artigos nos blogs;
  • Vídeos;
  • Ilustrações;
  • Áudio;
  • E-books;
  • Depoimentos;
  • Texto institucional.

E demais formatos que sejam propícios para a pequena empresa.

Crie e mantenha a credibilidade da marca

Manter a credibilidade da marca fará com que sua empresa seja referência sobre o assunto ou nicho. Terá autoridade no setor de atuação, fazendo com que os consumidores e, principalmente, os formadores de opinião lembrem-se de você.

Estar em evidência promoverá um crescimento da quantidade de clientes. Essa construção da credibilidade se faz por meio dos conteúdos públicos. Seja por site, blog, redes sociais ou e-mail.

Crie uma base de leads

O envio de e-mail marketing é uma boa estratégia para se manter na mente de seus clientes. Podem ser enviados com conteúdos do blog ou com algum benefício, como por exemplo, cupom de desconto.

Leia nossa dica: 4 coisas que você pode dar em troca do e-mail do cliente

Atitudes que fidelizam os seus clientes e promove a interação e contato com seu público-alvo.

No que mais investir tempo?

O marketing digital para pequenas empresas também deve focar em:

  • Atendimento cordial e qualidade;
  • Boa primeira impressão;
  • Vender não só produtos, mas boas experiências;
  • Fidelizar os clientes com ofertas especiais;
  • Construir experiências diferenciadas a cada público;
  • Manter a simplicidade;
  • Investir em Links Patrocinados.

Quais as melhores métricas?

E para saber e entender as respostas de todo o processo, é importante ter boas métricas. Com isso poderá verificar a evolução de sua empresa por períodos.

As principais métricas são:

  • ROI – Retorno sobre Investimento (calcula o retorno de seu investimento);
  • CAC – Custo de Aquisição por cliente (quanto é necessário de investimento para novo cliente);
  • CPC – Custo por clique (quantia para que o cliente acesse o anúncio);
  • Tráfego (quantidade de visitantes);
  • Taxa de conversão (progresso no funil de vendas até a venda).

Para auxiliar a desenvolver as melhores estratégias de marketing digital para pequena empresa, conheça nossos serviços.

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