Como aparecer na primeira página do Google?

Saber como aparecer na primeira página do Google sempre foi um grande mistério. Mas com boas práticas e técnicas é possível estar entre os primeiros na pesquisa. Um passo extremamente necessário para conseguir ficar a frente da concorrência. Conseguir busca orgânica, aumentar o tráfego e o índice de conversão. Um pacote perfeito que todo empreendedor deseja.

O Google é um dos maiores sites de busca na atualidade. No entanto, nunca deixou claro em suas regras e informações como é o seu funcionamento. Entende-se que o site realiza o posicionamento de acordo com a relevância.

Há um grande conjunto de situações que firmam esse conceito. Com isso, existem boas práticas e técnicas de SEO que otimizam os buscadores do Google. Vale também frisar, que o site tem trabalhado para oferecer o melhor conteúdo e experiência aos usuários. Desta forma, é importante focar no UX (User Experience).

Todas essas técnicas em conjunto, farão com que o conteúdo e a forma com que foram criados sejam impulsionados. E quando os mecanismos do Google fazem a leitura, entendem que o site é relevante o suficiente para estar entre os primeiros.

Qual a importância de saber como aparecer na primeira página do Google?

Vamos iniciar em uma contextualização. No ambiente digital, é quase imensurável a quantidade de páginas disponíveis para acesso. Somente no Google, são realizadas mais de 3 bilhões de pesquisas ao dia.

Podemos colocar que o Google é considerado a maior base de navegação do mundo. Qualquer resposta que deseja obter, o Google é a ferramenta para encontrá-la. Quem nunca ouviu o seguinte conselho: “Procura no Google!”.

E se você deseja que sua empresa ou negócio seja encontrado, é no Google que ela deve estar. Mas como aparecer na primeira página do Google? Sim, essa é uma das maiores preocupações, já que a concorrência é enorme. Para passar à frente de tantos conteúdos, é preciso focar em práticas de otimização. O que fará com que o seu site se destaque.

Por volta de 75% das pessoas não passam da primeira página de busca do Google. Ou seja, garantir um bom lugar é sinônimo de:

  • Aumento de tráfego;
  • Mais compras;
  • Maior autoridade no domínio;
  • Maior taxa de conversão.

Acredito que você deve estar se perguntando qual são essas técnicas mágicas para conseguir o melhor posicionamento. Desculpe te dizer, mas não há mágica! E sim, um trabalho focado, intenso e bem planejado. Que irei apresentar agora.

Técnicas e práticas essenciais de como aparecer na primeira página do Google

Todo o conceito está em torno das técnicas de SEO e da boa experiência aos visitantes. Seguir esse passo a passo garante um melhor posicionamento com buscas orgânicas. Ou seja, sem investimento financeiro. Um ponto muito favorável.

Palavra-chave

A palavra-chave pode ser considerado um dos elementos fundamentais para todo o processo. Isso porque será utilizada em muitos momentos e de diversos critérios. Ela é a ferramenta principal que liga o seu cliente em seu conteúdo. Como?

Bem, quando falamos em pesquisa no Google estamos falando em palavras ou termos de buscas. O usuário quando quer encontrar algum assunto, ele digita as palavras no buscador. E essas palavras digitadas devem ser as suas palavras-chave.

É imprescindível um estudo cuidadoso e uma pesquisa pontual para a definição de sua palavra-chave. Saber como o seu público-alvo procura o seu conteúdo é um grande conhecimento para criar a sua palavra-chave.

Outro ponto importante trata-se das palavras short tail long tail. Traduzindo: cauda curta e cauda longa. Essa definição não tem menção ao tamanho da palavra, e sim, a abrangência. Palavras de cauda curta acabam sendo genéricas com isso a concorrência é muito maior. Já as de cauda longa possuem menos procura, mas possibilitará o seu posicionamento na primeira página.

Entenda, mesmo que tenha menos procura, a busca é altamente direcionada. Desta forma, as chances de conseguir acessos de pessoas realmente interessadas são muito maiores. Sendo assim, o primeiro passo para saber como aparecer na primeira página do Google é palavra-chave!

Conteúdo Relevante 

O que nos leva para o segundo ponto: conteúdo relevante. A base de todo o seu trabalho deve ser levar informação para o seu público. A partir de seu conteúdo criar credibilidade, respeito e identidade entre marca e público-alvo.

Uma vez que o conteúdo tenha relevância e qualidade, a marca garante a sua autonomia naquele assunto. Cria-se o aumento da busca orgânica e inclusive das linkagens, que falaremos a seguir.

Produzir um conteúdo claro, objetivo e de qualidade é peça fundamental. Utilizar a palavra-chave na produção de um artigo do blog, por exemplo, é importante. Mas entenda, a qualidade deve estar acima da repetição de palavras.

Utilizar imagens, fotos e vídeos também é uma ação importância. Enriquecem o conteúdo, pois diminuem a densidade do texto. Além disso, o seu público pode encontrar o conteúdo por meio do Google Imagens.

Avalie o conteúdo da concorrência, sobre o que escrevem e a frequência. É preferível que escreva mais do que eles.

Sitemap

Pode ser que nunca tenha pensado nisso, mas é bem interessante ter esse cuidado. Fornecer o sitemap é como se mostrasse um atalho para o Google de leitura de seu conteúdo. Todas as técnicas são bem-vindas para auxiliar o bom posicionamento.

Link Building

Os links contam muito quando se refere a credibilidade e relevância de seu site para o Google. Isso porque ele entende que se há muitos sites linkando para o seu conteúdo, ele é de relevância. Desta forma, é muito importante que outros sites façam menção ao seu conteúdo.

Também é possível se autopromover. Com isso realizar links internos, ou seja, dentro de seu próprio conteúdo. 

Como também é relevante colocar links em sua página de outros parceiros. Cria-se uma interação e proximidade. Facilitando o contato e troca de links. 

Mas cabe ressaltar alguns cuidados:

  • Procure linkar em sua página apenas conteúdos de relevância e interesse para o seu público;
  • Cuidado com o excesso de links para não criar um loop;
  • Nunca direcione a sites com spams.

URL

A URL também deve ser pensada estrategicamente para otimizar o seu site. É importante que seja de fácil leitura e associação pelo seu público-alvo. Desta forma, é importante que:

  • Sejam simples e curtas;
  • Tenha a palavra-chave;
  • Tenha congruência com seu assunto;
  • Não tenha caracteres especiais e acentos, pois o Google não consegue ler.

Título e subtítulos

O título de seu conteúdo deve ser um chamariz. Deve ser simples e muito bem otimizado. Capaz de chamar a atenção de seu público. É de extrema importância que contenha a palavra-chave. Percebe o quanto ela é importante? A análise do buscador do Google é de todo o conteúdo. E o título não fica de fora.

Separar o texto em blocos é importante para a apresentação e não cansar a leitura. Utilizar subtítulos para dividir o conteúdo é importante. Como para conduzir a leitura de forma harmônica.

Meta Tags

A meta description é aquele primeiro resumo que aparece abaixo do título. Em 150 palavras, você deve chamar e prender a atenção do seu leitor. Para que ele se interesse em clicar e ler seu conteúdo.

Além de ser chamativa, objetiva e direcionada. É importante que contenha a palavra-chave que motiva a busca.

Redes Sociais

De nada vale realizar um conteúdo de excelência e totalmente otimizado se não há compartilhamento. As redes sociais também são uma forma de verificar a relevância e autoridade no assunto. E os buscadores do Google também se utilizam disso.

Seja ativo nas redes sociais. Compartilhe seus conteúdos, mantenha uma comunicação ativa com seu público, crie hashtags. Ou seja, tenha presença!

Monitore

E por último, mas não menos importante: monitore! Todo o trabalho e plano de marketing é baseado em testes e monitoramentos. Verifique como está o seu posicionamento e verifique o que pode ser melhorado.

Acompanhe como seu público se comporta e qual o comportamento no ambiente digital. Além de pesquisar como os seus concorrentes estão se colocando.

Ferramentas

Estudar e pesquisar todos esses pontos é um caminho para o melhor posicionamento. E existem ferramentas que podem te auxiliar no processo.

Clique abaixo para compartilhar!
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp