Como o Instagram Stories pode ajudar em seu negócio?

O Instagram Stories é um recurso que ganhou grande relevância nos negócios, pois aproxima as empresas de sua audiência. Na opção Stories, é possível publicar fotos e vídeos de curta duração, disponíveis por 24 horas aos seguidores.

Quer saber como aproveitar essa funcionalidade a favor do seu negócio? Continue sua leitura que explicaremos melhor.

O que é o Instagram Stories?

O Instagram Stories foi criado em agosto de 2016. Na época, o recurso foi lançado como concorrente do Snapchat. Mas como o Instagram é uma das redes sociais de maior sucesso no mundo, a ferramenta logo foi aceita.

É muito simples de encontrar o Stories dentro do aplicativo. Ele fica disponível em forma de círculos com a foto de perfil da conta, na parte superior do Instagram. Basta clicar na bolinha, que será apresentada a postagem daquele usuário.

O Stories possui uma comunicação focada em engajamento, isso porque ela é mais informal. É possível usar gifs, emojis, figurinhas e tags para decorar e tornar a publicação mais atrativa. Como dica, sempre faça postagens na vertical, isso evita das pessoas terem que girar o celular entre uma postagem e outra.

A interatividade é garantida com enquetes, vídeos ao vivo, links e demais opções, que você encontra nos stickers. Abusar da criatividade e na interatividade é fundamental. Os Stories ficam disponíveis por 24 horas. Mas as postagens mais importantes podem ser adicionadas como Destaque, que ficarão permanentemente em seu perfil.

Qual a grande sacada do Instagram Stories?

Você deve estar se perguntando: mas qual a relevância de algo que ficará disponível apenas por 24 horas?

Eu te respondo com duas palavras: diálogo e aproximação. Acredito que seja mais do que suficiente para apostar nessa proposta, certo? O Stories é um ótimo canal para puxar um assunto com o seu público. Realmente criar interação e estimular a troca entre os usuários e sua marca.

Você não pode perder essa chance de aprofundar o seu relacionamento com seus clientes.

Proximidade com o público

Por ter esse conceito informal, as pequenas histórias possibilitam essa interação mais humana. Quando o usuário clica no círculo, ele espera encontrar um conteúdo simples, que contenha naturalidade. É exatamente assim que você vai criando proximidade com o seu público.

Não precisa investir tanto em iluminação, cenário ou edição. O Stories pode ser comparado a um making-off. Mas falaremos um pouquinho mais sobre isso.

Outra grande vantagem é criar um CTA diferente. Sim, você pode colocar links dentro de seus Stories. Para isso, o usuário precisará apenas arrastar o dedo para cima para ser direcionado ao endereço cadastrado. Mas vale lembrar que essa opção é disponível apenas para perfis com mais de 10 mil seguidores.

Caso ainda não tenha essa quantidade de seguidores, não desanime. É possível deixar o link de sua Landing Page na Bio. E durante as suas histórias, indique o caminho para o seu usuário clicar e conhecer um pouco mais sua proposta.

Gere engajamento! Apresente o seu produto de forma criativa, certamente ficará muito mais atrativo para o seu cliente. Interaja com o seu público, pergunte e abra a opção de conversa para que o contato fique mais próximo.

Como podemos utilizar o Instagram Stories para o negócio?

Depois de entendermos o quão positivo são as histórias para a sua audiência. Separamos algumas dicas para que realize publicações de sucesso. Acompanhe!

1 – Conteúdo

Lembra que comentamos acima que a linguagem é informal? Que não é tão necessário investir em cenários e iluminação? Pois bem, é disso que iremos tratar aqui. Primeiro, os Stories não devem ser a réplica do seu feed do Instagram. São coisas distintas. Nunca se esqueça disso.

Elimine as formalidades e aprenda a construir um diálogo com os seus seguidores. Aproveite esse momento para mostrar a cultura da empresa e a construir o storytelling. Cative o seu público. Conte uma boa história, isso fará com que sua marca se destaque na concorrência.

Mas, quais conteúdos posso postar? Quais os posts de maior sucesso?

Eu volto a pergunta para você: quais posts gerarão maior conexão com o seu público? Por isso é importante ter a persona bem definida. Já falamos disso em vários artigos aqui no blog. Então, tenha em mente o perfil de seus clientes.

Vale a pena testar os conteúdos e os formatos das postagens. Aos poucos saberá aquilo que gera mais resultado entre seus seguidores.

Como dica: mostre o que está nos bastidores de sua empresa, colaboradores, eventos, mascotes, inauguração e lançamento de produto.

2 – Programação

Apesar da informalidade, é importante manter uma programação de postagens. É muito bom investir em Stories espontâneos, mas lembre-se também daqueles que serão para promoção ou informativos.

Você pode aproveitar fotos ou vídeos antigos para as postagens. Não precisa ser necessariamente do dia ou das últimas 24 horas. É importante também pensar em campanhas e anúncio de lançamento.

3 – Marcações, Localização e Hashtags

Agora vamos para dicas mais práticas. Há muitas opções para você construir uma publicação e atrair o seu público. Para ganhar visibilidade, até mesmo de perfis que ainda não te seguem, você pode usar algumas funcionalidades.

Boas hashtags podem ampliar a quantidade de visualizações. O seu post pode ser encontrado na aba “Explorar”. Isso garantirá views e quem sabe novos seguidores na sua página. A localização também pode ser uma garantia de que outras pessoas encontrem o seu perfil.

Compartilhar o conteúdo de outros perfis também pode aumentar a sua rede de networking. Interaja com outras marcas, isso pode gerar repostagem e aumentar a possibilidade de novos usuários conhecerem seu perfil.

Outra boa oportunidade de interação é compartilhar postagem de seus clientes e marcá-los. Uma atitude bem simples e positiva. Pois eles se sentirão valorizados, gerando confiança e engajamento.

4 – Enquetes

Essa é uma das ferramentas de grande interação. Você pode conhecer melhor o seu público e ainda se mostrar disponível para ouvi-lo. Um ponto importante para aproximação.

Ela pode ser usada de várias formas:

  • Avaliar ideias novas: pergunte aos seus seguidores qual a melhor;
  • Buscar opinião de produtos e serviços;
  • Opiniões para mudança no site: mostrar opções para escolha.

Tenha bom humor e traga descontração em suas postagens, não tenha medo de arriscar!

5 – Vídeos Ao Vivo

Também não é a primeira vez que falamos sobre a importância dos vídeos em sua estratégia de marketing. E as Lives (vídeos ao vivo) são essenciais para a construção de um diálogo com o seu consumidor.

É uma grande oportunidade para que seus seguidores te conheçam melhor. Além de possibilitar que façam perguntas e comentários sobre a marca. É uma funcionalidade que gera muito engajamento. E caso goste do vídeo, você ainda pode deixá-lo disponível por 24 horas.

6 – Perguntas

Essa é uma ferramenta muito importante e que vale ser bem explorada. É possível disponibilizar uma caixinha para os seus seguidores realizarem perguntas.

Uma atitude que demonstra que você está disposto em ouvir o seu público. Gerando interação, engajamento e confiança. Outra vantagem dessa funcionalidade é que poderá conhecer o seu público cada vez melhor.

Mas quantas postagens eu posso fazer?

Bem, isso depende muito de seu público, mas sempre vale o bom senso. Realize testes e observe o feedback e comportamento dos seguidores. Nunca se esqueça! O seu público visualiza os seus Stories para conhecer melhor a marca. Seja você mesmo!

Quer mais dicas essenciais para aproximar a sua audiência e alavancar o seu negócio? Não perca as nossas postagens!

Clique abaixo para compartilhar!
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp