Conheça os termos técnicos do marketing digital

Quem está ingressando agora no mundo do marketing digital e ainda não conhece bem todas as ferramentas incríveis que esse segmento pode oferecer, corre o risco de acabar perdido entre tantos termos e siglas novas.

Mas se você está realmente querendo usar a internet e as ferramentas de marketing em seu favor, e em favor do seu negócio, é importantíssimo conhecer algumas delas.

Para ajudá-lo com essa tarefa, separamos diversos termos e siglas relacionados ao marketing digital!

Confira nossa lista a seguir:

Automação de marketing

Quando as etapas de marketing digital se tornam automatizadas e, por isso, fica mais fácil escalar os resultados.

Alcance

Número de pessoas que visualizaram um post ou campanha que você veiculou.

Alcance orgânico

Número de pessoas que visualizaram um conteúdo naturalmente, sem que houvesse nenhum investimento pago para isso.

Alcance pago

Número de pessoas que visualizaram um conteúdo porque houve um investimento pago para isso.

 

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Application Programming Interface (API)

Grupo de padrões para que softwares, aplicativos e outras plataformas web se desenvolvam e se comuniquem.grupo de padrões para que softwares, aplicativos e outras plataformas web se desenvolvam e se comuniquem.

Banner

Imagem ou vídeo, normalmente promocional, que fica no topo dos site e lojas virtuais para atrair a atenção do consumidor.

Black Hat SEO

Estratégias ilícitas ou que usam trapaças para posicionar melhor um site no Google.

Blog

Conjunto de textos publicados na internet. É possível ter um site inteiro no formato de blog ou incluir uma sessão de blog em um site institucional ou dentro de um e-commerce, por exemplo.

 

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Buyer persona

Perfil de cliente criado para guiar as estratégias de marketing e vendas.

 

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CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

Valor gasto em marketing e outras estratégias para adquirir um novo consumidor para o negócio. É calculado somando todo o valor investido e dividindo esse número pelo total de clientes conquistados dentro de um período.

Conversão

Acontece quando o consumidor compra um produto, contrata um serviço ou realiza alguma ação desejada pela empresa.

CPC (Custo por Clique)

Valor que é descontado de um orçamento toda vez que um consumidor clica em um link. É muito utilizado em campanhas de links patrocinados, cujo objetivo é fazer com que o consumidor clique em uma publicidade e vá para o site do anunciante.

 

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CTA (Call to Action)

Chamada para que o consumidor execute uma ação, como comprar, fazer um download ou se inscrever em uma newsletter.

Engajamento

Participação de um usuário em algum material seu. Os principais tipos de engajamento nas redes sociais são: comentários, curtidas, reações e compartilhamentos.

Fórmula de lançamento

Fórmula de Lançamento é um programa criado por Érico Rocha que promete a conclusão de um ano de vendas em 7 dias, possibilitando a venda de produtos ou serviços por meio de lançamentos na Internet.

 

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Google Ads

O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google. As empresas que anunciam nesta plataforma têm os seus anúncios visíveis diretamente na página de resultados e nos websites que fazem parceria com a Google, anúncios esses que são sempre relacionados com a pesquisa.

 

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Google Analytics

O Google Analytics é uma importante ferramenta de análise para monitorar com eficiência sua atuação on-line e traçar estratégias consistentes para o seu negócio

Guest post

Texto publicado em seu blog por um convidado.

Inbound Marketing

Nova tendência de marketing em que a marca desperta o interesse do cliente e faz com que ele vá até ela.

 

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Landing Page

Página destinada à um tipo de conversão, sobretudo à captação de pessoas interessadas.

Lead

Pessoa que demonstrou interesse no seu mercado, produtos ou marca por meio de um cadastro.

 

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Publicidade dos buscadores, como o Google, que permite que as marcas criem anúncios relacionados à pesquisa de um usuário.

 

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Estratégias que fazem com que outros sites relevantes, do mesmo segmento, apontem para o seu. O link building é uma importante tática de SEO.

Mobile-friendly

Sites, aplicativos e outro conteúdo web que têm design pensado, também, para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Neuromarketing

Neuromarketing é um campo de estudo recente do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor.

 

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Outbound marketing

Marketing mais tradicional, em que a marca procura o consumidor e tenta convencê-lo a comprar.

Opt-in

Quando o consumidor, declaradamente, expressa a vontade de receber conteúdo de uma marca, geralmente por e-mail.

Palavra-chave

Termo usado como foco de uma campanha ou ação. Pode ser usada para classificar o seu anúncio ou para segmentar uma publicidade, por exemplo.

Page rank

Algoritmo do Google utilizado para avaliar e ranquear os sites nas páginas de resultado da mais relevante para a menos relevante.

Page-view

Número de visualizações de uma página na internet.

Persona

Perfil de cliente criado para guiar as estratégias de marketing e vendas.

 

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Personal branding

Personal branding é a gestão da sua marca pessoal, agindo e se posicionando de forma que o seu público compreenda claramente quem você é e o que você tem a oferecer.

Publieditorial

Conteúdo patrocinado por uma empresa e publicado em um canal de conteúdo, como um blog ou portal.

Remarketing

Estratégia cujo objetivo é identificar consumidores que demonstraram interesse em um produto e convidá-los a finalizar a compra, por meio de publicidade e e-mail marketing.

Responsivo

Aplicativos, sites e outros conteúdos web que são mobile-friendly, ou seja, estão disponíveis para dispositivos móveis.

ROI (Return on Investiment)

Retorno sobre o investimento feito em uma campanha. É calculado em duas etapas. Primeiro deve-se subtrair o custo da campanha pela receita gerada e, depois, dividir o total pelo custo. Na sequência, multiplica-se o resultado por 100.

 

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Segmentação

Ato de dividir um mesmo público em grupos para garantir que campanhas de marketing sejam sempre direcionadas para as personas certas.

Search Engine Marketing (SEM)

Estratégias de marketing digital (incluindo mídia paga) que tem como objetivo destacar um site nas páginas dos buscadores, como o Google.

 

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Search Engine Optimization (SEO)

Conjunto de estratégias que um site pode adotar para se posicionar melhor nos resultados dos buscadores de forma orgânica.

SERP

Nome dado às páginas de resultado que o Google apresenta depois que um usuário faz uma busca.

Taxa de abertura

Número de e-mails abertos dividido pela quantidade de e-mails recebidos por seus contatos.

Taxa de clique (CTR)

Número de cliques que uma peça obteve dividido pelo número de visualizações. Pode ser usada em ferramentas como e-mail marketing e posts de redes sociais.

Teste A/B

Teste que consiste em apresentar dois elementos diferentes para o público e avaliar qual deles obtém os melhores resultados.

Visitante

Pessoa que fez uma visita ao seu site, blog ou e-commerce.

Visita

Número de vezes em que alguém acessou seu site, blog ou e-commerce.

White hat SEO

Táticas para posicionar melhor seu site no Google que são aceitas e recomendadas pelo buscador.

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