Marketing Digital para Advogados

Se você é advogado, talvez tenha dificuldade para se comunicar com seu público-alvo por diferentes motivos: a linguagem jurídica que nem sempre são tão acessíveis, as limitações impostas pela OAB na forma de promover o próprio escritório e diversos outros. Por outro lado, a internet trouxe ferramentas importantes para criar essa aproximação tão necessária. Veja a seguir algumas orientações de marketing digital para advogados e dê um “up” no seu negócio.

Invista pesado em produção de conteúdo

Como mostrar para as pessoas que o seu trabalho pode ajudá-las em diversos conflitos cotidianos? Por meio da produção de conteúdo. No marketing digital para advogados, um dos recursos essenciais é o blog – de preferência dentro do próprio website – onde sejam publicados conteúdos que tornem os temas e a linguagem jurídica mais acessíveis, mostrando como esse universo está mais presente na vida das pessoas do que elas imaginam. Lendo um texto com essa abordagem, o indivíduo pode ter o insight de que precisa do suporte de um advogado.

E não é apenas no blog: nas redes sociais essa perspectiva também é muito interessante! Apenas lembre-se de adequar a linguagem, afinal, nas redes é preciso ser ainda mais rápido e objetivo para comunicar uma ideia.

Invista em SEO (Otimização para Motores de Busca)

Nessa área, o website é muito importante: para contratar um advogado, as pessoas levam muito em consideração a credibilidade e o profissionalismo, o site é a melhor plataforma para criar essa atmosfera em torno do seu escritório. Mas não basta apenas ter esse espaço, ele precisa ser visto! Aposte nas estratégias de SEO (otimização para motores de busca) para garantir que ele fique bem posicionado nos resultados orgânicos das buscas, especialmente no Google.

Entre essas estratégias estão: utilizar palavras-chave na produção dos conteúdos, na URL do site e descrição das imagens; usar meta descrições; colocar links internos (direcionando para outras páginas do seu próprio site) e externos (direcionando para outros sites que sejam referência, como da OAB, por exemplo).

Tenha uma identidade visual condizente

Se você quer transmitir essa imagem mais séria e profissional, a sua linguagem visual precisa estar de acordo. Nas artes que produzir, dê preferência a fontes sem serifas, cores sóbrias e um design mais clean. Dentro disso, crie a sua própria marca, ou seja, elementos próprios, como um logotipo profissional.

Aproveite a interação possibilitada pelas redes sociais

O senso comum que as pessoas têm é de que o advogado é uma figura distante, quase intocável. Quebrar isso pode ser uma estratégia interessante para criar um vínculo com o público que você pretende atingir. Uma boa dica é usar as transmissões ao vivo para tirar dúvidas dos seguidores sobre temas pertencentes ao universo jurídico. Os próprios recursos do Instagram Stories, como as enquetes ou caixas de perguntas, permitem um diálogo interessante e mais descontraído com quem está do outro lado, mas sem perder o foco que é gerar negócio.

Quer saber mais sobre como utilizar o marketing digital para advogados da forma mais assertiva possível? Entre em contato conosco!

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