Marketing Digital para Fotógrafos

Se você é fotógrafo, provavelmente enfrenta esse dilema: prospectar e conquistar mais clientes que estejam dispostos a pagar o quanto o seu trabalho vale. O primeiro passo para isso é não permitir ficar para trás, a Internet é uma grande aliada para quem trabalha nesse segmento. Por isso, separamos algumas dicas certeiras de marketing digital para fotógrafos. Confira!

O Instagram é obrigatório

Além de ser a rede social que mais cresce no mundo todo, o Instagram é todo baseado em imagens – sejam fotos ou vídeos – diferente do que acontece em outras plataformas, como o Facebook, por exemplo. Por isso, todo fotógrafo que queira ser visto precisa ter um perfil profissional nessa rede e utilizá-la para publicar seus trabalhos.

Além disso, desde que ganhou a função de Stories, o Instagram também fortaleceu o potencial das empresas de criarem um vínculo mais próximo com seus clientes. Ao mostrar o dia a dia e os bastidores do trabalho, os seguidores se sentem mais íntimos e podem se identificar com a marca. Por isso, não deixe de gravar como são feitos os ensaios, a edição das imagens e de interagir com esse público.

Invista em um site

Embora as redes sociais tenham um bom potencial, os websites continuam sendo muito importantes para transmitir profissionalismo e credibilidade, por isso, é uma ferramenta essencial de marketing digital para fotógrafos. Além disso, um espaço como esse permite que você publique as suas fotos em resolução melhor, divida-as por categorias, fale mais sobre o seu perfil e deixe informações de contato.

Aproveite esse site para investir em marketing, basicamente, atrair clientes por meio da produção de conteúdo de qualidade. Você pode criar uma seção de blog e publicar materiais que sejam úteis para o seu público, como por exemplo: como escolher as roupas para um ensaio fotográfico? Quais são as tendências mais atuais no mundo da fotografia? Como fazer um ensaio de pré-wedding que combine com a personalidade do casal? São assuntos que atraem o público que você está tentando atingir e ainda reforçam como você é um profissional que tem domínio do segmento em que atua. Isso faz toda a diferença quando o cliente vai escolher um fotógrafo.

Faça sorteios

Utilize as redes sociais para sortear um ensaio. Utilize aquele método de pedir para que os participantes sigam o perfil, curtam a publicação e marquem amigos. Depois, patrocine esse post para que ele atinja pessoas que ainda não lhe seguem. Esse conjunto de medidas vai fazer com que o seu trabalho chegue a um grande número de pessoas potencialmente interessadas. Além disso, muita gente vai começar a seguir a página apenas para participar do sorteio, mas vai começar a ver as fotos que você publica e, assim, podem surgir novos clientes.

Crie a sua própria marca

Nesse mundo de concorrência tão feroz, sai na frente quem se destaca da maioria. Por isso, crie a sua própria linguagem visual, o seu estilo e mostre isso em todas as redes possíveis. Tenha em mente o seguinte objetivo: chegar o dia em que as pessoas verão suas fotos e saberão que são suas sem ao menos ler os créditos 😉

Quer saber mais sobre como utilizar o marketing digital para fotógrafos da forma mais assertiva possível? Entre em contato conosco!

Clique abaixo para compartilhar!
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp