O que é ROI e como calculá-lo?

Pode parecer obvio, mas a razão de ser de qualquer negócio é dar dinheiro. Na teoria, é simples. Mas na prática, nem sempre é assim que funciona.

Sua empresa pode até estar faturando, mas ela está dando o retorno desejado? Para responder essa pergunta, você precisa calcular qual é o ROI (Return on Investment, em inglês, ou Retorno sobre o Investimento, em português) dela.

A conta é simples: pegue tudo que você lucrou até o momento e subtraia o valor que você investiu para criar seu negócio. Depois divida o resultado pelo valor do investimento. Esse é o ROI da sua empresa.

Você pode e deve calcular o ROI de cada ação que você faz para promover sua empresa, por exemplo. E-mail marketing, campanhas de links patrocinados, promoções, investimentos em mídias sociais. Tudo deve ser colocado na ponta do lápis para que você avalie qual foi o real impacto da iniciativa.

A fórmula é sempre a mesma: ganho com a ação – custo da ação ÷ custo da ação.

O ROI mostra qual é a eficácia dos seus investimentos. Se o resultado for negativo ou abaixo do esperado, é hora de rever a estratégia!

Clique abaixo para compartilhar!
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp